>> Sobre a competição <<

LBFF: A Liga Brasileira de Free Fire é a principal competição do battle royale da Garena no Brasil. A LBFF Série A representa a elite do Free Fire e é disputada pelos 18 melhores times do país, em que os 12 melhores se classificam para a Final. 

A primeira etapa aconteceu em 2020 e teve a Team Liquid como primeira campeã nacional. SS e-Sports, Fluxo, Vivo Keyd e B4 também escreveram seu nome na história como vencedoras de uma competição sempre marcada pelo alto nível de jogabilidade dos atletas profissionais de Free Fire.

> Série A <

Fase de Classificação: 18 times são distribuídos em 3 grupos (A, B, C), e jogam em dias pré-definidos, acumulando pontos ao longo das etapas. As rodadas não são um time contra o outro, mas sim um time e o outro: os grupos existem porque só “cabem” 12 times na sala do jogo. Cada rodada conta com 6 quedas (partidas), que acontecem em 3 mapas do jogo: Bermuda, Purgatório e Kalahari.

  • 13º colocado: o time está classificado para a próxima Etapa da série A, e não participa nem da Final, nem do Grupo de Acesso.
  • Rebaixamento: o último colocado (18º colocado) é automaticamente rebaixado para a Série B.

Acesso: os times que ficam entre a 14ª e 17ª posição (4 equipes) na série A disputam o Grupo de Acesso contra os times entre a 2ª e a 9ª (8 equipes)posição da fase final da série B.

Final: Os 12 times com as maiores pontuações durante as 27 rodadas da Fase de Classificação jogam a Final única. Os times disputam 9 quedas, e o que mais pontuar se sagra campeão. Os times chegam para a final com pontuação bônus de acordo com a posição na tabela; os pontos equivalem à pontuação por posição do Booyah.

> Série B <

Fase de Classificação: 36 times divididos em 6 grupos (A, B, C, D, E, F). Em cada rodada, 2 grupos se enfrentam em 6 quedas. As 18 melhores equipes avançam para as semifinais.

  • Rebaixamento: 25º a 36º colocados (12 equipes) na 1ª fase são automaticamente rebaixados para a Série C.

Semifinal: As 18 melhores equipes da Fase de Classificação passam para a Segunda Fase e 3 novos grupos serão formados com base no desempenho. Em cada dia de jogo, 2 grupos se enfrentam em 6 quedas por dia, intercalando entre três mapas (Bermuda, Purgatório e Kalahari). Os 6 piores colocados desta fase seguem na série B.

Final: 12 melhores equipes colocadas durante a Semifinal disputam em 9 quedas uma única vaga na Série A. O time que terminar com a maior pontuação sobe automaticamente para a série A. Os 3 piores colocados seguem na série B.

> Série C <

Inscrições: Desde que todos os requisitos impostos pelo Regulamento sejam cumpridos, os times ficam aptos a participar da seleção para a Fase de Grupos. Não há um limite de inscrições de equipes, mas todas passarão por uma seleção para a Fase de Grupos, quando 4320 equipes participantes serão definidas.

Fase de Grupos: Acontece em 3 partes. Na 1ª parte, as 4320 equipes são divididas em grupos de 12 equipes, e se enfrentam em uma queda (Bermuda). Os 1º e 2º colocados (pontuação por colocação, sem pontos de abate) de cada grupo seguem para a 2ª parte, somando 720 equipes. As equipes são divididas em grupos de 12 equipes e se enfrentam em uma queda (Bermuda). Os 3 primeiros colocados (colocação e abates) de cada grupo seguem para a 3ª parte. Nessa fase, 180 equipes são divididas em grupos de 12 equipes e se enfrentam em três quedas (1 queda por mapa: Bermuda, Purgatório, Kalahari). Os 4 primeiros colocados em pontuação (colocação e abates) de cada grupo seguem para a Semifinal.

Semifinal: 72 times (60 classificados da 3ª parte + 12 rebaixados da Série B da Etapa imediatamente anterior) são distribuídos em 6 grupos. As equipes de cada grupo se enfrentam em 3 quedas (1 queda por mapa: Bermuda, Purgatório, Kalahari), e as 3 equipes que tiverem a melhor pontuação (colocação e abates) de cada grupo avançam para a Final.

Final: As 18 equipes finalistas são separadas em 3 grupos e se enfrentam em 9 quedas. Os grupos se enfrentam a mesma quantidade de vezes nos 3 mapas competitivos do Free Fire (2 grupos de cada vez, pois só “cabem” 12 times no avião).

Promoção: As 12 equipes melhores colocadas na tabela de pontos na Final são promovidas para a Série B.

Rebaixamento: Não existe. Qualquer equipe que não classifique para a Série B poderá se inscrever novamente para a próxima etapa da LBFF Série C seguindo todo o processo de inscrição, desde que não haja penalidade vigente.

> Grupo de Acesso <

Participantes Série A: times que ficam entre a 14ª e 17ª (4 equipes) posição ao fim da Fase de Classificação da LBFF Série A.

Participantes Série B: times que ficam entre a 2ª e 9ª (8 equipes) posição na Final da LBFF Série B.

Os times disputam 9 quedas, assim como na Final das Séries A e B; os 4 melhores colocados estão classificados para a próxima Etapa da Série A. As 8 equipes restantes se mantém na Série B da etapa seguinte.