Comunicado – Suspensão

ATUALIZAÇÃO (08/10/2021)

Após a publicação do comunicado original deste caso, representantes da equipe MDL apresentaram novas evidências, que foram analisadas pelos Oficiais da Liga. A nova conclusão é que não há confirmação de que o Sr. Rafael Moreira Mendes (responsável pela MDL) e os jogadores que integravam a MDL na época do ocorrido teriam ciência da conspiração, portanto as penalidades de todos eles estão revogadas.

Porém, mantém-se confirmada a infração de conluio/conspiração cometida, agora com a confissão do Andrade10 (técnico da MDL na época do ocorrido) de que ele foi o mentor da infração, portanto a suspensão dele está agravada e passa a ser por tempo indeterminado. O mesmo vale para o técnico JAUM. Também considerando a manutenção da confirmação de infração, está mantida a desclassificação da equipe MDL da LBFF por tempo indeterminado.

Contudo, após análise de outras evidências, os Oficiais confirmaram uma infração à regra de Múltiplas Equipes (item 3 do Regulamento da Série B da LBFF), o que gera uma suspensão por tempo indeterminado ao Sr. Rafael Moreira Mendes.

Segue abaixo versão atualizada do comunicado, já contemplando todos os pontos citados acima:

Resumo

O Sr. José Carlos de Carvalho, os técnicos Andrade10 e JAUM, e o Sr. Rafael Moreira Mendes estão suspensos da LBFF por tempo indeterminado.
Os jogadores da OZ TRUTAS (inscritos na LBFF 5) estão suspensos da LBFF pelo menos até o final da Temporada 2021.
A equipe MDL eSports está desclassificada da LBFF por tempo indeterminado.

O que houve

Os Oficiais da Garena tomaram conhecimento de que o Sr. José (na época, responsável pela equipe OZ TRUTAS), o técnico e jogadores inscritos na equipe OZ TRUTAS, e o técnico da MDL teriam conspirado durante a Série B da LBFF 5.
Após investigação e análise das evidências, os Oficiais confirmaram as infrações.Durante a mesma investigação, os Oficiais identificaram um possível vínculo entre as equipes MDL e OZ TRUTAS.
Após análise de evidências, foi confirmado que o Sr. Rafael Moreira Mendes infringiu a regra de Múltiplas Equipes.

Regras relevantes

“3. Múltiplas Equipes
3.1 Uma Equipe por Organização
Cada organização pode manter uma única equipe na LBFF, seja na Série A ou B. Caso seja identificado que existe vínculo entre equipes, a organização deverá se desfazer imediatamente do vínculo com uma das equipes e penalidades poderão ser aplicadas. […].”

“3.2 Estabelecendo Vínculo
Caso uma equipe tenha sócios, diretores, integrantes ou gestão administrativa com participação ou atuação em outra equipe participante da LBFF, inclusive se ambas utilizam de uma mesma empresa terceira para administrar suas operações, as equipes serão tratadas como pertencentes a uma mesma organização.
Donos de equipes, gerentes ou afiliados de donos não podem controlar direta ou indiretamente, ou ter interesse financeiro de qualquer natureza, ou trabalhar para outra equipe e/ou organização participante da LBFF.”

10.1 Conspirar 
Participantes que conspirarem com outras pessoas, seja com outros participantes ou pessoas de fora da competição, com o intuito de enganar, trapacear ou ganhar qualquer tipo de vantagem, serão penalizados, podendo chegar à desclassificação da competição.”

Consequências

Os técnicos Guilherme Vicente Andrade e João Gabriel Nunes dos Santos estão suspensos por tempo indeterminado e não poderão ser inscritos, nem participar de atividades oficiais da LBFF.
Os Srs. José Carlos de Carvalho e Rafael Moreira Mendes, além de também estarem suspensos por tempo indeterminado e não poderem ser inscritos na LBFF, também não podem ter qualquer tipo de vínculo com equipes da Liga Brasileira de Free Fire (sejam das Séries A, B ou C) ou de campeonatos apoiados oficialmente pela Garena. Caso seja detectado qualquer vínculo com um time da LBFF ou de um torneio apoiado oficialmente pela Garena, essa equipe e seus membros serão também suspensos da competição.

Os jogadores listados a seguir estão suspensos pelo menos até o final da Temporada 2021 da LBFF e não podem ser inscritos em nenhuma equipe de nenhuma Série da LBFF:

  • Carlos Eduardo “FOOXY” da Silva Pereira;
  • Leandro “ALPHA” de Miranda Luz;
  • Matheus “VENTURA” Boaventura Malaquias Reis;
  • José Guilherme “HAWKING” Correa.

Ao final da Temporada 2021 os Oficiais da Liga avaliarão se as pessoas suspensas estão aptas a retornar para a Liga.

A equipe MDL eSports está desclassificada da LBFF. Seus pontos não foram distribuídos e o Grupo ao qual pertencia na Série B seguiu com 5 equipes. Não haverá qualquer tipo de compensação para outras equipes da Série B.
Ao final de cada edição da LBFF, os Oficiais reavaliarão a possibilidade de retorno da equipe para a Liga. Caso a penalidade seja revogada, os responsáveis pela equipe serão informados.

Categorias: Destaques, Free Fire, LBFF, Série B